Tecnologia Digital na Educação Especial

Autora: professora Izaclis Ferreira, 4ºB

A Escola Municipal João Maria Cruz conta com a sala de recurso multifuncional, ministrada pela professora Rute Regina Ferreira Machado de Morais e dessa vez nossa reportagem trouxe o tema do projeto da professora chamado “Tecnologia Digital na Educação Especial”conta a aluna Tiffany Fernandes Pereira do 4º ano A. 
A professora Rute conta que esse projeto é desenvolvido no Atendimento Especializado na Escola, pela professora Rute de Morais e, teve por objetivo, promover a atuação do aluno como produtor do conhecimento no processo criativo de jogos na tecnologia digital. Partindo do estudo e discussão sobre o Meio Ambiente e dos subtemas: lixo eletrônico, lixo hospitalar, lixo nos mares e rios, poluição do ar e desmatamento, os alunos participaram de experiências lúdicas, com a criação de jogos de perguntas e respostas na tecnologia digital, utilizando-se da ferramenta Scratch, que é um software livre desenvolvido pelo MIT, que apresenta recursos de som, imagem e animação. A professora Rute teve contato com esta ferramenta na formação do mestrado pela UTFPR, e decidiu trazê-la para a Sala de Recursos. As crianças aceitaram este desafio e se envolveram na construção de seus jogos como grande entusiasmo. Aprenderam a manusear a ferramenta com muita rapidez, compreendendo a lógica da programação e explorando os recursos disponibilizados. 

No decorrer da reportagem alguns dos alunos que participam do projeto apresentaram um pouco do trabalho realizado com o software. A professora Rute Regina Ferreira Machado de Morais elenca que durante todo o processo percebeu-se nesses alunos o desenvolvimento de competências quanto ao conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, cultura digital, argumentação, responsabilidade e cidadania, previstas na BNCC. E conclui que desenvolver este projeto significou promover condições de verdadeira aprendizagem, em que os alunos se transformam em reais sujeitos da construção e reconstrução do saber ensinado (FREIRE 1987).

Reportagem: Tiffany Fernandes Pereira
Filmagem: Mariz Luiza Guimaraes Kraus e Lorenzo Pelentil Ramos
Fotos: Davi Aparecido Bertuola Junior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula passeio no Estádio Germano Krüger

Tipos de moradia